domingo, 9 de setembro de 2012

Pense Magro: terminei o programa!


Pois é minha gente, tá chegando ao fim o programa Pense Magro... depois de todos esses dias não consigo nem lembrar porque achei tão difícil fazer uns anos atrás quando comprei o livro. Incrível como as coisas mudam, como nós mudamos e nos adaptamos para evoluir cada dia mais. Mudar pra mim é evolução, quando mudamos estamos enriquecendo nossa mente com uma nova perspectiva. Mas não é fácil, assim como todo mundo também sou resistente às mudanças, mas estou me esforçando para ser mais fluída, me moldar mais as novas idéias para ver o mundo com novos olhos. Tem sido interessante e desafiador quebrar alguns paradigmas.
Então vamos lá, de volta ao livro. O dia 39 reforça a importância dos exercícios físicos regulares, sem eles dificilmente conseguiremos emagrecer e nos manter magros depois. Então precisamos ter uma rotina de exercícios regulares para sempre. É como beber água, tem que ser um hábito diário.
O dia 40 me ajudou a seguir com uns planos que estavam empacados, pois trata-se de um exercício de escrever tudo aquilo que queremos fazer depois de emagrecer e então começar a fazer agora mesmo, pelo menos algumas coisas, afinal não tem porque esperar emagrecer pra viver e ser feliz. Esse tipo de pensamento de “quando eu emagrecer...” além de gerar muita ansiedade, aumenta a frustração, pois gera o desejo de emagrecer muito rápido pra poder começar a fazer essas coisas, só que não é saudável (muitas vezes nem é possível) perder muito peso em um curto prazo. Então o melhor que se tem a fazer é ir vivendo a vida numa boa enquanto se está emagrecendo.
No dia 41 é lembrado que temos que fazer as tarefas que aprendemos por muito tempo, algumas pelo resto da vida. A lista de tarefas vou publicar num post separado, é bem grandinha, mas é bem importante.
E por fim, o dia 42, último dia do programa que não indica de maneira nenhuma o fim das atividades. Inclusive devemos voltar a ler o livro sempre que for necessário, as lições aprendidas nele são para a vida toda e não só para 42 dias. Abaixo uma transcrição do livro que achei muito legal:
Lembre-se de que você irá enfrentar dificuldades de vez em quando.
Todas as pessoas que fazem dieta, ocasionalmente, cedem aos desejos, esquecem de se elogiar, ou negligenciam seu planejamento alimentar.
Todos os que fazem dieta, ocasionalmente, se questionam se emagrecer compensa o tempo e o esforço.
Sempre que você estiver enfrentando dificuldades, releia este livro.
Dê uma olhada em cada dia do programa, releia todas as passagens que precisar e recomece a fazer as tarefas.

O livra termina com duas informações importantes. A primeria delas é sobre a nossa meta. Além de um peso ideal, devemos ter uma meta de peso aceitável, porque nem sempre o peso que queremos é razoável ou possível. O peso ideal para mim é 58 quilos, e o aceitável é 65 quilos. Porque esses números? Porque quero ter o IMC de uma pessoa normal.

A outra informação é sobre manter o peso, que é tão difícil quanto emagrecer. Então não é porque atingimos o nosso objetivo que podemos largar tudo e se descontrolar. O monitoramento do peso desse ser feito sempre, bem como todas as atividades de manutenção (exercícios, planejamento alimentar, etc).

Ainda tenho uma longa caminhada até chegar nesse ponto, mas o que importa é que estou indo na direção certa.

Bjs e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário