quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dia 26


ais um dia interessantíssimo do programa, hoje o assunto é referente aos erros cognitivos que cometemos. Muitas vezes quando estamos de dieta achamos que ou fazemos tudo certo ou é melhor nem fazer, e não é bem por ai, o meio termo existe e é viável. Não é porque cometemos um erro que estamos perdidos e que não vamos conseguir. Um erro é só um erro e não vai comprometer o resultado final se a gente retomar as rédeas da situação. Então não dá pra ter uma visão negativa demais, mas também não pode achar que vai fazer tudo errado e mesmo assim vai dar certo. Nem negativo demais, nem positivo, simplesmente o caminho do meio.
Outro erro cognitivo bem clássico é achar que está incomodando os outros fazendo coisas saudáveis ou simplesmente se negando a comer os bolinhos fritos que a nossa tia querida faz. Primeiro não é verdade que todos vão se incomodar tanto assim, depois é uma questão de se valorizar. Precisamos nos amar antes de amar os outros, não podemos nos prejudicar para agradar alguém. Além do mais, as pessoas que nos amam precisam ter consciência que os bolinhos da vida nos são prejudicial, elas precisam nos ajudar a emagrecer e não a ter um prazer momentâneo com um bolinho.
E por último, mas não menos importante, o famoso erro de se justificar, se estamos estressados, precisamos os acalmar, se estamos cansados precisamos descansar, então eu me pergunto... não parece óbvio? Então porque é que a gente come em vez de fazer a coisa certa, é como usar um colírio quando se está com dor de barriga, não tem sentido. Mas foi só um desabafo, anotei isso no meu caderno de dieta e vou ler com freqüência pra que isso continue óbvio na minha mente no futuro, como está hoje, porque eu sei que já cometi esses erros várias vezes no passado, preciso praticar pra não fazer esse tipo de associação errada.


Bjs e até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário