quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dia 21 - Se pesar sem se sabotar


Como devem ter percebido estou fazendo bem mais que um dia do programa por dia. Isso está acontecendo porque está fluindo muito bem. Boa parte do que é proposto pra se fazer eu já faço, só que faltavam alguns ajustes (talvez por isso não estava dando tão certo). O que estou fazendo então é praticamente colocar esses ajustes em prática, aumentando minhas chances de sucesso em emagrecer e permanecer magra depois.
Enquanto e sentir confortável, vou manter esse ritmo acelerado, em dias que eu me deparar com algo que preciso pensar mais no assunto, vou dar uma segurada.
O dia 21 fala sobre se pesar, primeiro destaca a importância de se pesar periodicamente para acompanhar a evolução ou não do emagrecimento, depois vem a parte de como deve estar a nossa cabeça na hora de subir na balança. Pois é gente, não podemos ficar naquela expectativa de “tenho que ter emagrecido tantos quilos”. O ideal é tirar esse tipo de pensamento da cabeça e pensar apenas que vamos consultar um indicador para definir se devemos continuar o caminho que estamos ou se temos que mudar alguma coisa. E é isso que é, um indicador, um número pra nos ajudar a tomar as próximas decisões.
No livro a autora compara a balança ao termômetro, se medimos a nossa temperatura e esta não está boa, não costumamos entrar em desespero achando que nada vai dar certo e que vamos morrer, certo? Então e a mesma coisa com a balança, se o peso não for o esperado, vamos apenas traçar uma nova estratégia pra semana seguinte, sem desespero.

Por hoje é isso, amanhã tem mais! E não percam a receita de amanhã, está deliciosa! Bjs

3 comentários:

  1. Camila,

    Li o inicio do teu blog e me interessei. Eu mesmo andei baixando 12 kg de peso e mais ainda de gordura( por trocar gordura por massa magra a gente perde menos peso mas o percentual de gordura cai).

    Então assim, gostaria de te dar os parabéns pela iniciativa e persistencia etc etc etc. Passado os agradecimentos iniciais gostaria de comentar sobre algumas coisas que percebi no teu programa que NO MEU PONTO DE VISTA são equivocadas/ineficientes.

    Veja que antes de eu começar, vou dizer denovo hehehehe so quero postar aqui o que eu sei sobre o assunto condicionamento f[isico. Nao quero te desmobilizar nem nada.

    Então vamos lá:

    1 - O nome do blog. Confesso que achei até criativo e talz... mas porra... toicinhas eh pra matar. Vê que o mindset para sermos mais saudáveis é justamente voltarmos a ser "normais"e para isso acredito ser mais saudável nos chamarmos de normais. Gordo é quem tem muita gordura no corpo... magro é quem tem pouca e thats it... Então tipo assim, claro que não eh isso que vai te impedir de atingir objetivos e talz mas acho que ja abre um precendente para o padrao de comportamento que eu percebi. Tipo não eh um crime hehehhhehehehe é totalmente consertável

    2 - A distinção gordo e magro. Notei que tu fala muito em como magros e gordos pensam etc E denovo vejo que isso não parece ser muito produtivo. Como disse acima gordo tem gordura e magro nao. Temos magros impulsivos e gordos que nem dao tanta bola pra comida, eh uma questão mental.

    3 - Vi que tu fala muito de peso e pouco de índices corporais. Nota que depois que o corpo dá a clássica "desinchada" daí sim ele decide o que vai destruir... a questão eh que se focamos apenas no peso, chegamos a barreira dos musculos que movem o corpo. Como tu bem sabe a densidade do musculo eh muito maior que a da gordura. Então na necessidade(fome) o organismo opta por queimar o musculo ao inves da gordura pois a gordura é mais leve. É o estado catabólico que dizem... esses modelos de fitness q tao sempre na boca da garrafa entre musculo e gordura falam muito disso.

    O grande truque do peso é justamente aumentarmos a massa magra para que a nossa (BMR - Basal Metabolic Rate) suba e daí sim conseguimos a redução de percentual e isso me leva ao nro 4

    ResponderExcluir
  2. 4 - MASSA. Vi que tu está fazendo muito aeróbico... acontece que o ganho de massa do aeróbico é baixo e o stress oxidativo acaba nos ferrando no longo prazo (acredito que tu ja saiba isso tb mas vou dizendo hehehe).

    Então minha recomendação principal é: FAÇA UM TREINO DE FORÇA FÍSICA na academia. O instrutor da academia vai te olhar torto e chiar... mas ele mal eh formado em educaçao fisica e não sabe direito nada sobre fisiologia. Ele só tem muito tempo de academia e por isso eh fortinho tanquinho etc hghahahahahahaha.

    Recomendo que faça os seguintes exercícios:

    Agachamento completo com barra livre - Esse eh o exercício de carga mais completo que se tem notícia. É usado desde 1900 e arísio... sério, qualquer treino em academia deveria ter esse exercício. Nota que eu falei agachamento COMPLETO, não o que os playba fazem... o osso do femur tem q quebrar a paralela com o piso, os calcanhares tem que estar mais abertos que a largura dos ombros, pés em 30 graus pra fora. Esse exercicio só pra ti saber pega os quadriceps, os posteriores, os gluteos, psoas, a parte baixa das costas (lower back) E ABDOMINAIS!

    A cadeia posterior é a parte do nosso corpo dos musculos mais potentes, ganhando massa aki... é só alegria. e antes que tu pense o que eu sei que tu pensou eu respondo. AGACHAMENTO BEM FEITO NAO FORCA OS JOELHOS. Eh mais saudavel para teus joelhos fazer 5x3 com 80 kg nas costas do que correr meia hora. Tenho material científico (EXRX.net e mais livros)

    As "potrancas" São fãs do agachamento... pois deixa as pernas grandes e torneadas e a bunda neh hehehehehe

    Supino, esse é um clássico... trabalha peitorais costas etc... facil de fazer e eh mto bom de intercalar com o agachamento.

    Levantamento terra, poucos caras sabem fazer esse... e menos ainda fazer direito. Se tu sentir firmeza no instrutor tenta esse... mas faz somente 1x5... eh o classico "erguer uma caixa do chão"

    Desenvolvimento na barra livre. Barra no peito, prende o ab e joga o peso pra cima (vai se sentir atleta olimpica hehehehe). Esse trabalha o latimus dorsi um dos musculos mais potentes do corpo ( vulga PALETA) hehehehehe

    Esse é dificil... mas da uma firmeza muito boa... pode deixar por ultimo pq a tecnica eh ruim de fazer mesmo... denovo poucos instrutores manjam esse.

    Te recomendo mesmo o agachamento bem treinado e o supino, pra complementar o que tu conseguir fazer de remada.

    De novo, esses exercicios são de muita carga e intervalo longo... justamente pra "rachar" as fibras musculares nos dando mais musculos :D Mais musculos mais BMR... e com "rachaduras" constantes o corpo nao se desfaz dos musculos.

    Lembra que para FAZER os musculos gastamos ainda mais calorias!!!!!

    5 - Sódio, mas essa tu ja deve saber tb hehehehehehe

    Eu tenho alguns comentários de mindsets que podemos usar para termos hábitos mais saudáveis de um jeito simples, se tu se interessar podemos conversar mais sobre o assunto hehehehehe

    Gastei tipo uma meia hora pra escrever tudo isso hahhahah, preciso dormir.

    Boa sorte nessa investida e forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jader, tudo bem contigo?
    Que bom que também está buscando um estilo de vida saudável, parabéns! E nossa que comentariozão hehehe demorei um monte pra ler, mas vamos lá, por tópicos.
    Sobre o nome do blog, não tenho muito o que dizer, por hora é engraçadinho hehehe mas de repente se surgir uma idéia criativa (e disponível no blogger) a gente muda. Aceitamos sugestões!
    Sobre pensar gordo ou magro, é o seguinte, eu tenho dois distúrbios psicológicos que comprometem todas as dietas que eu faço. Eu sofro de ansiedade e de compulsão alimentar (já contabilizei o que comi num episódio de compulsão e passou tranqüilo das 4 mil calorias) então o que estou fazendo é um programa de reprogramação mental, para cortar o mal pela raiz. Já emagreci outras vezes e sempre volto a engordar porque lá pelas tantas eu simplesmente surto e não quero mais me controlar (há pouco mais de dois anos atrás isso aconteceu, eu parei tudo, parei de fazer dieta, parei a academia e minha compulsão agravou muito eu engordei mais de 30 quilos em menos de um ano e se tu me perguntar porque eu fiz isso, eu vou te dizer que eu não sei, é quase hipnótico, é sem sentido). Devido a isso estou trabalhando a minha mente primeiro, pra ela não desistir no meio do caminho. Escolhi duas ferramentas pra isso, o livro Pense Magro, que é uma auto ajuda ao estilo PNL, pra ti reprocessar as coisas na mente mudando as associações atuais (é disso que falo no blog o tempo inteiro) e junto disso estou fazendo terapia cognitiva tradicional. E sei que pra quem não tem um problema psicológico, pode parecer pouco produtivo e até chato, mas eu realmente preciso bater muitas vezes nessa tecla pra que eu consiga mudar minha programação mental. A boa notícia é que programa tem 42 etapas e já estou na 25 hehehe a má é que de tempos em tempos ainda vou falar sobre isso no blog, porque acredito de verdade nisso.
    Sobre a questão da massa magra e massa gorda eu to ligada sim, e é muito importante mesmo, mas agora no início não é meu foco. A academia que eu faço é bem profi e eu tenho plano muscular bem elaborado, só que eu não curto muito musculação (ainda mais em academia cheia como é a minha), ai até eu pegar ritmo optei por fazer só o que eu gosto, senão me sinto fazendo uma obrigação e se torna muito penoso. Mas daqui um pouco mais vou estar mais engajada com exercícios físicos ai vou fazer musculação sim, com certeza. E eu nem tenho publicado meu índice de gordura corporal porque ele mudou muito pouco (por motivos óbvios né) baixou só 1% (de 52% eu estou com 51%, que horror né, mais da metade de mim é banha hehehehe), eu tenho as medidas oficiais da academia a cada dois meses, mas tenho uma balança de bioimpedância em casa, ai dou uma controlada por ali também.
    Mas olha fiquei impressionada com a qualidade do teu comentário, muito obrigada por dar esse apoio, sabe que é sempre bom tomar umas puxadas de orelha né pra ficar no caminho certo. Teu tempo em elaborar tudo isso com certeza não foi em vão. Lendo tudo isso me motivei a fazer pelo menos 2 dias de musculação na academia hehehehe, vou começar a fazer nesse sábado (que é o dia mais tranqüilo lá) e vou começar a postar aqui os resultados das avaliações bimestrais que eu faço.

    Bjs e obrigadão mesmo!

    ResponderExcluir