domingo, 12 de agosto de 2012

Dia 13 - Resistir ao desejo de comer

Oi de novo hehehe

To aqui agora pra falar sobre o dia 13, a tarefa de hoje é resistir ao desejo de comer. Para isso fiz um cartão bem simples onde eu escreverei a data e hora do desejo, o nível de desconforto (de 0 a 10), a duração do desejo e o que eu fiz para resistir.

No livro a autora pega o ponto direitinho que é o meu grande problema, não sei comer só um pouquinho. E o que ela diz sobre isso é NÃO COMA, VOCÊ NÃO TEM ESCOLHA! Pelo menos é assim que eu tenho que pensar quando tiver vontade ou desejo de comer algo que não posso. Quanto mais a gente sede as tentações mais fraca fica a nossa resistência então o melhor é não ceder. Quanto mais vezes não atendermos um desejo mais fracos serão os próximos desejos.

Certo, mas falar é fácil, quero ver fazer hehehehe. Então o que ela sugere é uma série de técnicas para resistir, dentre elas o monitoramento que eu já falei no começo. As demais técnicas que ela ensina são divididas em programação mental e comportamental.

As técnicas de programação mental são as seguintes:
- Rotular: é só um desejo e vai passar;
- Permanecer firme: não quero comer, posso resistir, prefiro continuar emagrecendo;
- Não se permitir escolha: eu não tenho escolha, ou não como ou não emagreço, simples assim.
- Imaginar o resultado se ceder: poucos minutos de prazer e a calça que não fecha, e as roupas lindas que não poderão ser usadas, as horríveis dobrinhas aparecendo pelo corpo, etc (pra mim essa é a melhor, só de me imaginar eternamente gorda ou até mais gorda do que eu estou, perco a vontade de comer);
- Lembrar-se dos motivos para emagrecer: ler e pensar bem  nos itens da lista de motivos para emagrecer.

As técnicas comportamentais também são interessantes:
- Ficar longe do alimento que provoca desejo: saia do sala onde está o dito alimento, se já tiver comprado ou ganhado dê pra alguém ou simplesmente jogue fora (lembre-se que se jogar pra dentro do seu corpo vai virar gordura que você quer jogar fora também, então não aumente o lixo dentro de você, livre-se dele).
- Beber um líquido de baixas calorias: água, refri diet, sucos diluídos, chá, chimarrão (para os gaúchos heheeh) tudo é válido.
- Relaxar: inspirar e expirar sem deixar o peito erguer, é uma técnica de respiração que ajuda a relaxar, mas existem outras, pesquise e escolha a melhor para você.
- Distrair-se: Vá dar uma caminhada, faça um telefonema, escreva no seu blog hehehe

De todos o de se imaginar beeeeeem gorda, beeeeeem horrível pra mim tá sendo muito eficaz, mas eu sou bem cruel mesmo, escolho a pior coisa, lembro dos piores momentos de estar gorda, do que for mais humilhante e até penso em novas situações que podem acontecer se eu continuar engordando (juro que chega a dar vontade de chorar). Isso funcionou de um jeito que me deu até nojo do doce que eu tava com vontade de comer, a desejo durou menos de 1 minuto e até agora nada de desejo hehehehehe

Bom por hoje é só, agora tenho que trabalhar nas minhas atividades extras hehehe amanhã estarei por aqui outra vez! Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário