sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DIA 11 – ok


Bom, gente, acabei me empolgando com o livro e fiz as tarefas do dia 11 que é algo que eu já domino, trata-se de diferenciar fome, vontade de comer e desejo incontrolável de comer.
Abaixo uma transcrição do livro que explica muito bem essas três sensações:
* Você ficou sem comer por muito tempo e se sentiu bastante faminto. Aquela sensação de vazio, frequentemente acompanhada de ruídos no estômago era fome.
* Você comeu uma boa refeição e ainda quis comer mais. Isso era vontade.
* Você sentiu uma urgência muito forte de comer, que veio acompanhada de tensão e de uma desagradável sensação na boca, garganta e corpo. Isso era desejo.

No livro é proposto um exercício que consiste em anotar o que sente o grau de fome (de 0 a 10) antes, durante, depois e após 20 minutos de cada refeição. Eu fiz o exercício e o resultado não foi como eu esperava (raramente como porque tenho fome, por isso sou gorda, eu como pra não ter fome, mas isso está mudando hehehehe).
Eu já fiz vários outros exercícios de “estudar” a mim mesma e minhas reações para entender quando exatamente cada uma dessas coisas acontece. E, acreditem, a fome é a mais fácil de suportar.
Sim eu sei que parece absurdo, mas a sensação de dor e incômodo extremo no corpo só seria por motivo de fome se a gente estivesse há uns dias sem comer o que provavelmente não é o caso né hehehe. Então a pior coisa de ser superada é o desejo incontrolável (é a famosa fome de doce, fome de uma coisa salgada, etc). Fome é fome e para saciá-la qualquer alimento serve, se a fome que sentimos tem rótulo, então não é fome.
Depois vem o desejo de comer, normalmente não é acompanhado de dor como no primeiro caso, é aquela coisa de tu ver uma coisa apetitosa e sentir vontade de comer. Num geral a vontade de comer é disparada pela oferta hehehehe
E ai então a fome em si, essa dói no abdômen mesmo e bem poucos de nós a conhece. E ela nunca vai aparecer em menos de 3 horas depois de uma refeição balanceada. Uma dica interessante que a autora dá para quem termina de almoçar e parece que já está com fome é aguardar mais 20 minutos que é tempo aproximado que o cérebro demora para entender que a gente já comeu o suficiente.
Não se esqueçam que o corpo humano trabalha para tentar manter sempre o maior tamanho que ele atingiu, então o cérebro da gente vai fazer horrores com os nossos sentidos para tentar fazer com que a gente procure por comida quando tivermos emagrecendo. Isso foi um mecanismo crucial para a sobrevivência em períodos da história em que os humanos não tinham acesso fácil a comida, mas que neste momento, nos atrapalha. O jeito é resistir. 
 E agora to indo pra academia! Bjs pra vocês e até amanhã!
p.s. não percam o dia de amanhã, já comecei a ler, será a tarefa mais difícil até agora :S

Nenhum comentário:

Postar um comentário